2011/01/08

elkarrizketa | José María Sánchez García: «Extremadura se está convirtiendo en un referente de arquitectura a nivel internacional»

Imagen: Google Imágenes | Centro de Tecnificación Deportiva de Guijo de Granadilla, Cáceres
José María Sánchez García | Arquitecto | «Extremadura se está convirtiendo en un referente de arquitectura a nivel internacional»
Martín Carrasco | Hoy, 2011-01-08

El arquitecto José María Sánchez García (Don Benito, 1976) tiene su base de operaciones a caballo entre Madrid y Extremadura, es autor, entre otros edificios, del Espacio para la Creación Joven de Villanueva de la Serena, la oficinas Pronat y el laboratorio Agrolab de su pueblo natal y del ya emblemático Centro de Tecnificación Deportiva de Guijo de Granadilla, junto al embalse de Gabriel y Galán, en Cáceres. Por este último proyecto ha recibido el premio al mejor arquitecto europeo emergente concedido por la prestigiosa revista británica Architectural Review.

sariak | Manuel Gallego Jorreto, medalla de oro del CSCAE

Imagen: Faro de Vigo
Gallego Jorreto, medalla de oro del Consejo de arquitectos de España
EFE | ABC, 2011-01-08


El Consejo Superior de los Colegios de Arquitectos de España ha otorgado la medalla de oro 2010 al arquitecto Manuel Gallego Jorreto (O Carballiño, 1936) "por la alta calidad del conjunto de su obra".

El Colegio de arquitectos de Galicia informa de que el acta del jurado también valora en su dilatado trabajo, "la búsqueda de la expresión de lo universal a partir de la presencia de lo particular, a través del rigor constructivo y la precisión formal, en la que las resonancias del lugar y del paisaje están siempre presentes".

livro | Cidades flexiexistencialistas

Cidades flexiexistencialistas / [coord. Mário Joao Alves Chaves].
Lisboa : Universidade Lusíada, 2010.
128 p. : il.
Ensaios
Serie: Ensaios (Universidade Lusíada)

ISBN 9789896400699*
Materias:
Urbanismo.
Biblioteca A-711.4 CID





A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, por intermédio da Universidade Lusíada de Lisboa e da sua Faculdade de Arquitectura e Artes, constituiu instituições de I&D - Investigação e Desenvolvimento que visam ampliar de uma forma específica a revelação e estruturação do conhecimento em diversas áreas, nas quais e neste contexto, se ressalta o Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design [Art-LVT-Lisboa-4026] constituído por quatro grupos de investigação, no qual o Grupo 3, de Arquitectura e Urbanismo, acolhe Cidades flexiexistencialistas, cuja investigação quer percepcionar as condições contemporâneas de vivenciação da cidade e das suas urbanidades, nas sucessivas questões da criação e consolidação dos lugares, dos vazios urbanos, dos não lugares, dos lugares comuns e banais, das áreas históricas cristalizadas. A rapidez da história é também a urgência do pensamento, da acção, da atitude, da vontade de saber que a cidade é a mãe de toda a civilização. Seja como for, a cidade comanda a história e a sua capacidade de gerar o lar dos cidadãos, merece a reflexão devida.

A compilação de textos em Cidades flexiexistencialistas quer abordar e reconhecer diferentes questões ligadas à manifestação da urbanidade numa idade propícia à mudança, violenta e incontrolável, face às revoluções tecnológicas, económicas, sociais, gastronómicas, musicais. Tudo altera a cidade e a fortalece, embora muitas vezes digamos que não nos agrada, a sua flexi adaptabilidade e capacidade de sedução, faz com que seja cada vez mais poderosa e atractiva. Viciante. É este o pressuposto da flexiexistência, não vergar, vingar, triunfar. Viva a cidade!


Related Posts with Thumbnails